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Citroën volta aos monovolumes porque são melhores que os SUV

Citroën volta aos monovolumes

Primeiro o Xsara, depois o Picasso. Não foi há muito tempo que a Citroën era sinónimo de monovolumes inteligentes, que punham o espaço e a funcionalidade à frente de tudo. Agora, com o conceito ELO, a marca francesa não só regressa às suas raízes, como apresenta o argumento definitivo: os MPVs são, de facto, mais espaçosos, mais versáteis e superiores em tudo o que é funcional. Os SUV, por seu lado, continuam a responder essencialmente com estética e uma promessa de aventura que a maioria não cumpre.

Condutor ao centro como na F1

O ELO é a prova viva desta tese. Num formato compacto de apenas 4,10 metros – equivalente a um utilitário –, este conceito elétrico oferece uma lição de eficiência de espaço. A arquitetura com motor traseiro liberta uma cabine desimpedida, que não só rivaliza como supera a de muitos SUV maiores. A magia acontece através de uma modularidade radical: o banco do condutor, posicionado centralmente como num carro de F1, gira 360 graus, transformando o habitáculo num escritório ou numa sala de estar em segundos. A segunda fila de assentos, com encostos rebatíveis, é completamente removível – os bancos podem até ser usados como cadeiras de exterior, graças à parceria com a Decathlon.

Citroën volta aos monovolumes

É aqui que a função atinge o seu expoente máximo. Enquanto muitos SUV se limitam a uma atitude “aventureira” superficial, o ELO é equipado para a vida real. O compartimento da bagageira esconde colchões insufláveis automáticos (com materiais Decathlon) que, em 10 minutos, transformam o carro num dormitório. Existem ganchos para um toldo lateral, superfícies planas para apoiar equipamento e um compressor de ar para inflar pneus de bicicleta. São soluções pensadas para ser usadas, não apenas admiradas.

A traseira com portas assimétricas e a frente com as “Light Wings” herdam a estética moderna da Citroën. No entanto, ao contrário de um SUV criado prioritariamente para uma imagem robusta, cada linha do ELO serve a um propósito: a linha de cintura baixa e as janelas panorâmicas maximizam a luz e o espaço; as rodas nos extremos garantem estabilidade. A Citroën volta aos monovolumes?

 

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