Revistacarros

Carros novos: os modelos que os portugueses não resistem a levar para casa

carros novos

O que faz um carro ser best-seller? É o equilíbrio certo entre preço, design, eficiência e a rede que o apoia? É tradição? É moda? Os números da ACAP não mentem: estes 10 modelos encontraram a fórmula mágica que fala mais alto que as especificações técnicas – fala à carteira e ao coração do condutor português em 2025.

Carros novos: Top 3 mantém a hierarquia (mas com um líder em crescimento):

O Peugeot 2008 continua a reinar, agora com sinais ainda mais robustos: no acumulado até setembro, disparou para 6.271 matriculas – um crescimento sólido de 13,5% face a 2024. Quase 4% de todo o mercado nacional continua a ser capturado por este SUV francês.

O pódio anual mantém-se com sabor francês, mas com a Renault no comando do 2º lugar: a Clio soma 5.487 unidades, reforçando a sua posição. Já o Dacia Sandero (5.151 no ano), que completa o pódio, viu as suas vendas recuarem (-16,3%), uma reviravolta que sugere uma feroz competição no segmento dos acessíveis.

Elétrico vê liderança a ceder, mas mantém presença:

No meio dos carros novos a combustão, o nome elétrico mais relevante é o Tesla Model 3. O único 100% elétrico no top 10 acumula 3.531 unidades vendidas até setembro, um número significativo, mas que reflete um arrefecimento do mercado face a 2024 (-30,4%). A sua presença no top 10 é a prova de que a eletrificação mantém um lugar cativo, mesmo com ventos menos favoráveis.

Quem domina o jogo?

Peugeot: A rainha indiscutível, com três modelos no top 10 (2008, 208 e 308). O crescimento explosivo do 3008 (+84,7%) fora do top 10 mostra uma força adicional.

Grupo Renault: Dois fortes candidatos no top 3 (Clio e Dacia Sandero) provam a força da aliança, embora o Sandero mostre algum cansaço. A Dacia Duster, em 5º com um crescimento espetacular de 63%, é a verdadeira estrela do grupo.

Ausência notável: Para encontrar o primeiro alemão… é preciso ir ao 13º lugar (Mercedes Classe A, 2.882 unidades). As tradicionais marcas germânicas de volume, como a Volkswagen, continuam notavelmente ausentes desta festa particular, dominada por franceses.

Exit mobile version