Um ícone dos anos 90, eleito o maior pecado estético automóvel, o carro mais feio do mundo, prepara o seu regresso e vem provar que a funcionalidade radical será a sua melhor vingança contra a era dos SUV homogéneos?
Procure no Google o carro mais feio do mundo e, em cada 10 resultados, oito vão dar ao Fiat Multipla. Justo ou não, o modelo italiano ficou para a história com esse estatuto, mas também pela genialidade prática que escondia. Será que a era dos carros “feios mas funcionais” está de volta? Exploramos a possibilidade baseada no mais recente protótipo da Stellantis, o Citroën ELO.
A notícia, avançada pela publicação automóvel Carscoops, baseia-se num render especulativo que imagina um futuro Fiat Multipla elétrico. A base da “vingança” do carro mais feio do mundo? A plataforma modular e o design de monovolume do recente “estudo” da Citroën, partilhado dentro do gigante Stellantis, que também detém a Fiat.
Mais do que um rosto polémico, uma lenda da funcionalidade
Antes de rirmos do seu visual, importa lembrar a sua lenda. O Multipla original (1956) e o seu sucessor dos anos 90 eram mestres na arte de empacotar espaço. Com uma frente curta e uma largura generosa, conseguia acomodar seis adultos em três filas de dois bancos, algo impensável num carro de comprimento semelhante a um atual Fiat 500. Era, no fundo, um exercício de design honesto e centrado no ocupante, mesmo que o resultado estético chocasse as convenções.

O plano secreto da Stellantis: Partilha de plataformas, identidades diferentes
É aqui que entra a estratégia moderna da Stellantis. O grupo pode usar uma plataforma EV comum (como a do futuro Citroën ELO) para criar veículos radicalmente diferentes para as suas várias marcas. O conceito da Citroën, com os seus faróis empilhados, já evoca, de forma subtil, os famosos faróis em dois andares do Multipla ’98.
O render criativo propõe exatamente isso: adaptar a carroçaria do ELO com elementos de design Fiat. Faróis que homenageiam o original, jantes vintage inspiradas no 500, e cores vibrantes poderiam transformar o conceito num digno sucessor espiritual. A solução técnica ideal? Portas deslizantes, um posto de condução central e um interior modular de seis lugares, mantendo vivo o espírito “espaçoso e inteligente” do antepassado.
O regresso será um SUV… Mas a alma pode (e deve!) ser outra
Os rumores mais sólidos indicam que o nome “Multipla” será ressuscitado para um SUV familiar na linha Panda, competindo com o Dacia Duster. Uma decisão comercialmente segura para o mercado atual. No entanto, a revelação do Citroën ELO acende uma pequena chama de esperança para os puristas: a de que a Fiat poderia, mesmo que para um nicho, ousar novamente, com a reedição do carro mais feio do mundo.
Numa era de carros cada vez mais indistinguíveis uns dos outros, há um apelo nostálgico e moderno por autenticidade e funcionalidade pura. O novo Fiat 600e e a linha Topolino já mostram que a marca quer reencontrar o seu lado descontraído e urbano.
Será que o mundo estará pronto para um novo “feio” maravilhoso?
Fonte: Carscoops