Revistacarros

Bruxelas quer criar rede de cidades para condução autónoma

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, quer criar uma rede de cidades europeias destinada à condução autónoma.

A ideia foi revelada esta sexta-feira no “Italian Tech Week “, em Turim, e onde von der Leyen pediu um esforço à Europa para desenvolver carros autónomos, afirmando que a Inteligência Artificial (IA) pode contribuir para revitalizar o setor automóvel em dificuldades, bem como melhorar a segurança nas estradas.

“Os automóveis autónomos já são uma realidade nos Estados Unidos e na China. O mesmo deveria ser verdade aqui na Europa”, disse a presidente da Comissão Europeia, acrescentando que “IA em primeiro lugar” também significa “segurança em primeiro lugar”.

Von der Leyen afirmou ainda que a IA pode contribuir para reduzir o congestionamento do trânsito, conectar áreas remotas ao transporte público e preservar empregos no setor automóvel.

Esta posição da presidente da Comissão Europeia surge numa altura em que Bruxelas procura reforçar a competitividade industrial do setor automóvel que luta para acompanhar o desenvolvimento da tecnologia estrangeira, principalmente da China e dos Estados Unidos.

Além disso, Ursula von der Leyen lembrou que Bruxelas vai apoiar o desenvolvimento de veículos “produzidos na Europa, e para as ruas europeias”, acrescentando que “o futuro dos automóveis – e os automóveis do futuro – devem ser produzidos na Europa”.

 

Leia também:

Humanos representam 12 vezes mais perigo que os autónomos

Exit mobile version