Troca de bateria. A Stellantis está a testar em Madrid uma solução revolucionária que promete “recarregar” veículos elétricos em apenas 5 minutos, graças à tecnologia de troca de baterias desenvolvida pela startup Ample. A iniciativa, realizada em parceria com a plataforma de mobilidade Free2move, utiliza uma frota de 40 Fiat 500e — o modelo elétrico mais vendido do grupo — e deverá expandir-se para 100 unidades até meados de 2025.
Como funciona?
O sistema opera através de estações modulares compactas, instaláveis em espaços públicos em até 3 dias. Quando um carro equipado com a tecnologia da Ample entra na estação, sensores identificam automaticamente o veículo, e um processo robótico substitui os módulos de bateria descarregados por unidades carregadas em menos de 5 minutos, acionado via aplicativo. A grande inovação está na compatibilidade com as baterias originais dos modelos Stellantis, sem necessidade de alterações estruturais.
Carros que não param
Para além da velocidade, o modelo de “bateria por assinatura” reduz custos iniciais (a bateria é alugada, não comprada), permite atualizações tecnológicas contínuas e aumenta a vida útil do veículo. A solução é particularmente vantajosa para frotas comerciais e serviços de partilha, onde o tempo de inatividade significa perdas financeiras.
A Stellantis planeia estender a tecnologia a outras marcas do grupo (como Peugeot, Citroën e Jeep) e explorar implementações em larga escala na Europa e Américas, aproveitando dados deste piloto. A parceria posiciona-se como uma alternativa ao ecossistema fechado de marcas como a NIO, que já opera 30 milhões de trocas na China.
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