A Audi está a implementar de forma consistente a inteligência artificial (IA) na produção e na logística e a alargar a sua própria plataforma cloud para a produção e a introduzir novos cenários de utilização e tecnologias de IA para a produção em série em grande escala.

Ao fazê-lo, a Audi está a combinar décadas de know-how de fabrico com soluções digitais inteligentes e parcerias estratégicas, para “transformar as nossas fábricas em fábricas inteligentes, em que a IA atua como parceira, prestando aos nossos colaboradores um apoio personalizado. Os primeiros robots controlados por IA estão a assumir tarefas exigentes do ponto de vista ergonómico, e os chatbots estão a proporcionar um alívio adicional”, explicou em comunicado Gerd Walker, membro do Conselho de Administração responsável pela produção e logística da Audi. “Estamos a reunir décadas de experiência da Audi na produção, a nossa própria capacidade de inovação e a competência de parceiros fortes, como o Parque de Inovação em Inteligência Artificial (IPAI), em Heilbronn.”
A Audi está a colocar a Edge Cloud 4 Production (EC4P) em funcionamento em todos os ambientes de produção. Ao fazê-lo, a empresa estabelece um novo padrão de referência na automação totalmente interligada das fábricas e, simultaneamente, lança as bases para a utilização generalizada da IA na produção.
Na montagem de veículos nas fábricas alemãs, por exemplo, a orientação dos colaboradores está a ser cada vez mais controlada de forma central a partir da cloud: “os trabalhadores na linha de produção recebem informações como as especificações dos veículos ou as versões regionais a partir de uma fonte central, em tempo real. A migração para a cloud já eliminou a necessidade de mais de 1.000 computadores industriais”, adianta a nota da Audi.
Na linha de produção dos modelos A5 e A6, em Neckarsulm, Alemanha, “a EC4P está agora a ser utilizada, pela primeira vez, num ambiente de fabrico altamente automatizado para a produção em série em grande escala”.
A Audi está também a desenvolver soluções próprias como o ProcessGuardAIn, para a monitorização de processos de fabrico. “Tal foi possível graças a uma equipa de especialistas em dados da Audi, que ao longo dos últimos anos construiu a plataforma transversal às fábricas “P-Data Engine”. Esta plataforma combina diversos dados de sistemas e instalações da produção, assegurando um nível de qualidade uniforme”.
Graças a esta base de dados, os cientistas de dados da Audi conseguem “desenvolver e escalar aplicações de IA de forma rápida e eficiente — como o ProcessGuardAIn. A solução de IA reúne décadas de conhecimento especializado, bem como dados de instalações e processos, num sistema modular normalizado e escalável, que pode ser utilizado em todo o Grupo Volkswagen”.