A Atlante, uma das principais redes de carregamento rápido e ultrarrápido de veículos elétricos no sul da Europa, recebeu, em Portugal, a agência da Comissão Europeia, CINEA, para visitar as suas novas estações cofinanciadas ao abrigo do programa de financiamento da União Europeia que apoia o desenvolvimento de infraestruturas de combustíveis alternativos e acelera a descarbonização do transporte rodoviário.
Com o apoio desta iniciativa, a Atlante está a implementar uma rede nacional de estações de carregamento de alta potência e totalmente interoperáveis, localizadas nos corredores prioritários da Rede Transeuropeia de Transportes (TEN-T), reforçando o papel de Portugal no desenvolvimento de um sistema de mobilidade europeu conectado e sustentável.

As estações cofinanciadas pela Atlante no âmbito do CEF estão equipadas com tecnologia de ponta e alto desempenho, que reduz drasticamente o tempo de carregamento e garante total interoperabilidade entre diferentes tipos de veículos e operadores.
Localizadas em Bragança, Tondela e Fratel, as três novas estações de carregamento já se encontram em operação, enquanto a nova estação de carregamento na região da Arrifana, está totalmente construída e aguarda ligação à rede elétrica.
Cada uma destas estações dispõe de dois carregadores ultrarrápidos de 300 kW, permitindo o carregamento simultâneo de até quatro veículos. Todas as estações contam com os melhores carregadores da Alpitronic, fabricante italiano líder mundial no setor.
Estas localizações reforçam o compromisso da Atlante em oferecer cobertura nacional, assegurando que os condutores nas regiões do interior e menos urbanizadas possam beneficiar de opções de carregamento rápido e fiável, promovendo a mobilidade elétrica, para além dos grandes centros urbanos.
“A visita da CINEA em novembro sublinhou a relevância estratégica deste projeto para a União Europeia e o contributo decisivo da Atlante para o futuro da mobilidade elétrica, não apenas em Portugal, mas em todos os países onde operamos”, disse Carlos Ferraz, CEO da Atlante Portugal, em comunicado.
Próxima Fase – Expansão até 2026
A Atlante anunciou ainda que a segunda fase do projeto CEF prevê a instalação de estações de carregamento de maior dimensão, cada uma equipada com quatro carregadores de 300 kW, totalizando oito lugares de estacionamento com acesso ao carregamento, o que aumentará a capacidade e conveniência para o utilizador.