A GAC anunciou que vai passar a produzir o seu modelo elétrico AION V na fábrica da Magna na Áustria, para evitar as tarifas da UE sobre veículos elétricos fabricados na China.
O AION V, que já está disponível no mercado português, é um SUV, 100% elétrico, com um motor de 204 cv e 210 Nm, alimentando por uma bateria de iões de lítio LFP (fosfato de ferro-lítio) da CALB com 75,26 kWh, e que anuncia uma autonomia de até 510 km no ciclo combinado WLTP, que vai passar agora a ser produzido nas instalações da Magna, em Graz, na Áustria, uma unidade que pode fabricar veículos a gasolina, híbridos e elétricos em linhas de produção partilhadas.
Em matéria de carregamento, a bateria do AION V permite carregamentos em corrente alternada (AC) até 11 kW e em corrente contínua (DC) até 180 kW, anunciando uma carga para 370km de autonomia em apenas 15 minutos.
O modelo totalmente elétrico apresenta 4,60 metros de comprimento, 1,87 m de largura e 1,68 m de altura, dimensões que o colocam como rival de modelos como o Atto3 da BYD, ou o Peugeot e-3008, ou mesmo o Renault Scenic E-Tech ou o Kia EV3.
“A Europa é um mercado vital para o desenvolvimento global da GAC”, disse Wei Haigang, presidente da GAC International, citado pela “Reuters”.
O acordo agora anunciado pela GAC, surge depois da Magna ter revelado em setembro que iria passar a produzir modelos 100% elétricos para a XPeng, nas instalações da Áustria.
