Há anos que o mercado português sente a falta de um verdadeiro Subaru. Mas, a julgar pelo que foi apresentado no Japan Mobility Show, a marca está longe de abrir mão do seu legado.
A prova disso são os dois protótipos que roubaram as atenções no certame de Tóquio. De um lado, o Performance-B STI, uma evolução agressiva e vitaminada do atual Impreza. Do outro, o Performance-E STI, uma ousada declaração de intenções para um futuro desportivo totalmente eléctrico.

O protótipo a combustão surge adornado com um kit de carroçaria que permite a montagem de jantes maiores e mais largas, um aileron traseiro que se eleva bem acima da linha do tejadilho, e uma grande entrada de ar no capô. Na traseira, um difusor de dimensões generosas enquadra um escape duplo central. E, no interior, mantém-se fiel ao modelo de produção, com a adição de alguns emblemas STI a lembrar ao condutor o potencial da máquina.
No comunicado oficial, a única informação partilhada sobre a motorização é a de um familiar boxer de 4 cilindros, 2.4 litros com turbocompressor. Saudades…
Performance-E STI: O futuro do STI é eléctrico?
Já o Performance-E STI é um vislumbre do que poderá ser o desportivo da marca na era da electrificação. Mantém a silhueta de cinco portas, mas o seu design é mais longo, mais baixo e não se parece com nada na gama atual.
Os faróis dianteiros são finas linhas que se estendem para os lados, enquanto as entradas de ar foram deslocadas para a parte inferior da frente. No capô, grelhas verticais substituem a grande entrada de ar do seu irmão de combustão. As rodas aparecem quase carenadas e, detalhe típico de um protótipo, as pegas de porta parecem ter sido esquecidas.
Quanto ao que o move, a informação é ainda mais escassa. Sabe-se que é um veículo 100% eléctrico, que deverá usar uma bateria com células cilíndricas colocada no solo da viatura.
A pergunta que fica para os fãs portugueses é: Estará a Subaru a preparar o regresso em força do STI? Façam figas!