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A primeira vez da Mitsubishi foi um Renault

O novo Eclipse Cross é o primeiro Mitsubishi elétrico da nova era, mas esconde um Renault disfarçado. Qual?

A Mitsubishi descontinuou o Eclipse Cross com motor de combustão e, para a sua segunda geração, aposta num modelo totalmente elétrico. Neste Eclipse Cross EV, a marca nipónica recorre à plataforma do Renault Scénic E-Tech, embora mantenha alguns elementos de design específicos. O SUV compacto é produzido em França, precisamente na fábrica da Renault em Douai.

Clone, mas pouco 

Exclusivo para o mercado europeu, este Eclipse Cross EV é assim mais um exercício de “badge engineering” por parte do grupo, seguindo os passos do Colt (baseado no Clio), do ASX (Captur) e do Grandland (um nome diferente para o Symbioz mencionado). O Eclipse Cross “zero emissões” posiciona-se abaixo do Outlander PHEV e torna-se no segundo elétrico da história da marca japonesa a ser comercializado no Velho Continente, depois do já descontinuado i-MiEV., e o primeiro da nova era da eletrificação.

Disfarça bem? Muito bem. A secção dianteira é o elemento que mais distingue este Eclipse Cross EV em comparação com o Scénic. Destacam-se os faróis bipartidos em LED, a grelha redesenhada que o aproxima do estilo do Outlander, e ainda as entradas de ar com um novo formato. Na traseira, realce para os farolins em LED retrabalhados e para os apliques em preto brilhante.

Visto de perfil, o SUV inclui ainda algumas decorações cromadas nos pilares D e jantes de 19 e 20 polegadas com um desenho mais futurista. Na verdade, o modelo elétrico assume um formato de SUV mais convencional, perdendo o “look” de SUV-coupé que caracterizava o seu antecessor, lançado em 2017. O EV tem 4470 mm de comprimento (é mais curto que o modelo anterior), mas conta com uma distância entre eixos mais generosa de 2785 mm, o que beneficia o espaço interior.

No interior, a aposta recai num quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas e num ecrã central vertical estilo tablet de 12 polegadas, com o sistema Google integrado. Inclui ainda decorações e opções de estofos específicas para este modelo. Destacam-se também o tejadilho de vidro electrocrómico, luzes ambiente LED e um sistema de som Harman & Kardon de gama premium. O SUV dispõe ainda de um sistema de condução semi-autónoma para autoestrada. A bagageira oferece entre 478 e 1670 litros de capacidade, dependendo da posição dos bancos traseiros.

Construído com base na plataforma CMF-EV da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, o Eclipse Cross EV conta com um motor elétrico à frente que produz 218 cv (160 kW) e 300 Nm de binário. É alimentado por uma bateria de iões de lítio de 87 kWh que garante uma autonomia de cerca de 600 km. Anuncia aceleração dos 0-100 km/h em 8,4 segundos e uma velocidade máxima de 170 km/h. A bateria é refrigerada a líquido e suporta carregamento rápido DC até 150 kW. Está previsto que em 2026 seja lançada uma versão de entrada, idêntica à do Scénic E-Tech, com 170 cv (125 kW) e uma bateria de 60 kWh.

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