Revistacarros

A Dacia também tem a sua cópia chinesa

Os automóveis da Dacia têm muito sucesso devido aos preços extremamente acessíveis e a sua fórmula de racionalidade tem inspirado algumas marcas chinesas…

Dongfeng
Este é o Dongfeng Nano Box, um carro elétrico que “copia” não um, mas dois Dacia: pretende ser parecido com o Sandero, embora também funcione como uma espécie de clone do elétrico Spring. Na verdade, o carro chinês é movido por um motor sem emissões, também com 45 CV, alimentado por uma pequena bateria com 27,2 kWh de capacidade.

Leia também: Dongfeng vai lançar Nammi Box EV na Europa por… 23 mil euros

A autonomia oficial chega a uns surpreendentes (e irrealistas) 331 km segundo a homologação chinesa CLTC. Certamente ficará em menos de 200 km “reais” em ciclo misto. O modelo dispõe de carregamento rápido, graças ao qual passa de 30 a 80% em apenas 30 minutos.


Por sua vez, em corrente alternada, o processo de «enchimento» completo prolonga-se até quatro horas. A propósito, as dimensões do Nano Box são mais próprias do Spring do que do Sandero, com 3,73 metros de comprimento, 1,58 de largura e 1,52 de altura, com uma distância entre eixos de 2,42 metros.

O interior adota o mesmo design bicolor do exterior e não faltam os dois ecrãs habituais: instrumentação digital de 7 polegadas e ecrã central de 10. Há também botões giratórios para controlar o ar condicionado e o aquecimento, bem como comandos físicos para os vidros elétricos, o aviso de perigo ou o fecho centralizado.

Em termos de segurança ativa, o carro conta com ABS, sistema eletrónico de distribuição da força de travagem e sensores traseiros de estacionamento. A propósito, o Nano Box é um veículo com tração dianteira e tem um porta-bagagens de 300 litros.

Exit mobile version