A BMW está a iniciar uma nova fase estratégica, centrada na plataforma elétrica “Neue Klasse”, que servirá de base para 40 novos modelos ou atualizações até 2027! Mas outros ficarão pelo caminho… Quais são as vitimas?
Segundo fontes da marca esta renovação implica também “limpar a casa”. A marca confirmou que vai descontinuar três dos seus modelos, uma decisão que está diretamente ligada aos baixos volumes de vendas destes automóveis, que, em conjunto, representaram apenas cerca de 3% das vendas globais da marca este ano. A saber:
O fim do BMW X4
O BMW X4, SUV de estilo coupé, será uma das vítimas desta mudança. Introduzido em 2018 e com um facelift em 2021, o X4 viu a produção das suas versões a gasolina terminar no final de setembro de 2025. Embora o seu “irmão”, o X3, tenha avançado para uma nova geração em 2024, a BMW optou por não desenvolver uma versão coupé com motor de combustão para o substituir. A marca tem posicionado o mais compacto X2 como um substituto parcial. Além disso, há rumores que apontam para o desenvolvimento de um iX4 totalmente elétrico.

A última curva do Série 8
Também o coupé topo de gama da BMW, o Série 8, está prestes a ser abatida. Disponível nas carroçarias coupé, cabrio e Gran Coupé (sendo que esta última era a responsável pela maioria das vendas), a Série 8 sempre foi um modelo de baixo volume. A gama recebeu uma ligeira atualização em 2022, mas não conseguiu cativar suficientes compradores…
O adeus aos roadsters com a despedida BMW Z4
Para os entusiastas, a descontinuação do Z4 poderá ser a mais sentida, pois marca a saída da BMW do segmento dos roadsters. A produção do Z4 roadster de dois lugares está programada para terminar na primavera de 2026 na fábrica da Magna Steyr, em Graz, Áustria. O carro permanecerá à venda nas versões sDrive30i e M40i até ao ano modelo de 2026. O seu companheiro de plataforma, o Toyota GR Supra, também está a chegar ao fim da sua produção, estando a Toyota a desenvolver uma nova geração de forma independente. Sem um sucessor planeado, a BMW segue os passos da Mercedes, que matou o SLC, e da Audi, que descontinuou o TT Roadster.