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5 carros ‘imortais’ que regressaram com novo visual

A história do setor automóvel está repleta de modelos que entraram para a galeria dos ícones que marcaram uma era. Alguns deles regressaram nos últimos anos, muito por culpa da caminhada para a mobilidade elétrica, que obrigou às marcas a recorrem aos seus modelos mais históricos para se imporem num mercado cada vez mais competitivo.

Dessa forma, fomos ao baú das memórias e escolhemos cinco modelos que chegaram aos dias de hoje com um visual distinto daquele que os colocou num patamar de destaque da indústria automóvel.

Renault 5
O 5 foi muito importante na história da Renault: mais de nove milhões de unidades vendidas entre 1972 e 1996.

Lançado em 1972, este pequeno utilitário francês tornou-se um verdadeiro sucesso de vendas, conquistando condutores pela sua versatilidade, economia e design irreverente.

Durante quase duas décadas, foi um dos modelos mais populares da Europa, com versões que iam desde as mais acessíveis até às desportivas, como o lendário Renault 5 Turbo.

Produziram-se duas gerações, com a primeira, com cognome de R5, a ser mais bem-sucedida comercialmente (5,5 milhões de exemplares). E foi nesta geração que a marca encontrou inspiração para fazer regressar o R5 em modo 100% elétrico.

O seu moderno design, fiel às linhas originais, faz do novo 5 um modelo cobiçado, enquanto o seu interior confortável e com muita tecnologia, lembram que o Renault 5 entrou da melhor forma numa nova era.

Ford Capri
A boa receita da Renault, acabou por ser seguida por outros rivais, caso da Ford que em boa hora decidiu ressuscitar o lendário Capri, que regressou quatro décadas depois, reformulado para a era elétrica.

O Ford Capri é um dos coupés mais emblemáticos da marca norte-americana, e foi produzido entre 1968 e 1986 e vendeu 1,8 milhão de unidades ao longo de três gerações.

O icónico modelo, regressou à estrada no formato da moda, como SUV coupé 100% elétrico, e com um design mais desportivo com uma secção traseira tipo fastback, ou seja, inclinada.

Fiat 500

O Fiat 500 foi criado durante um período de grande reconstrução na Europa do pós-guerra. Com a crescente necessidade de um meio de transporte acessível e eficiente, a marca italiana projetou um automóvel que pudesse dar resposta às famílias italianas.

Lançado oficialmente em 1957, o Fiat 500 original era compacto e pequeno, mas tinha a virtude de oferecer um design funcional e inovador, com motor traseiro e uma eficiência no consumo de combustível que rapidamente o tornaram num carro perfeito para as ruas estreitas das cidades italianas.

Ao longo dos anos, o Fiat 500 passou por várias evoluções, mantendo sempre o seu carácter icónico. Desta forma, foi com naturalidade que a Fiat escolheu o seu modelo mais icónico para a entrada na mobilidade elétrica.

Renault 4
O sucesso do renascimento do Renault 5, levou a marca francesa a recuperar do seu rico passado automóvel o histórico Renault 4.

Em 1956, o Renault 4 nasceu como um pedido de Pierre Dreyfus, então CEO da Renault, que pediu um automóvel “com volume”, acessível e capaz de dar reposta ao popular 2cv da Citroën.

Na altura, a indústria automóvel era dominada por modelos convencionais, mas Dreyfus queria algo diferente: um automóvel versátil que refletisse a sociedade em mudança – urbano e rural, útil tanto para o trabalho como para o lazer.

Lançado em 1961 como resposta à necessidade de um carro prático, económico e acessível, o 4L tornou-se rapidamente num fenómeno de popularidade.

Em 2025, a marca francesa fez então renascer o novo Renault 4 E-Tech, que seguiu a linhagem do seu “irmão” Renault 5, destacando-se pela versatilidade, ou não fosse ele um herdeiro da 4L.

VW “Pão de Forma”
A lista não poderia ficar concluída sem aquele que foi um dos maiores clássicos da história da VW, o “Pão de Forma”.

O VW Type 2 nasceu para servir na década de 1950 e tornou-se num dos modelos comercialmente mais bem-sucedidos na história da marca alemã e um dos automóveis mais emblemáticos alguma vez produzidos.

A sua produção arrancou em 1949 como um dos produtos que simbolizava a recuperação económica na Europa do pós-guerra.

Descontinuado em 2013, a VW recuperou o seu “Pão de Forma” para a era elétrica e rebatizou o modelo de ID.Buzz, que entrou em cena em março de 2022, captando o espírito do T2 original, mas com muita tecnologia e uma estética que sobressai pela ampla superfície vidrada a toda a volta, bem como pelo tejadilho panorâmico.

Além da modularidade de topo, com versões de passageiros e de mercadorias, o ID. Buzz é ainda um campeão de popularidade pelo estilo irreverente.

 

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