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5 carros de tração traseira baratos para “pilotar”

tração traseira

Os carros de tração traseira, outrora a configuração padrão para a diversão ao volante, tornaram-se uma raridade no mercado atual. No entanto, a paixão por conduzir um automóvel que “se pilota” em vez de “se conduz” mantém-se viva. Este guia apresenta as melhores opções, tanto em segunda mão como novas, para experimentar o prazer da propulsão traseira sem esvaziar a carteira.

A tração traseira é frequentemente celebrada pelos puristas da condução pela sensação única que proporciona. Oferece um feedback mais puro e direto do que se passa no eixo dianteiro, permite uma condução mais precisa e, claro, é o ingrediente fundamental para deslizes controlados e a prática de drifting. Enquanto a maioria dos carros modernos opta pela tração dianteira por questões de espaço e custo, a propulsão mantém-se como a escolha para quem vê o automóvel como mais do que um simples meio de transporte.

Cada vez mais, os veículos elétricos também estão a adotar esta configuração, colocando o motor elétrico no eixo traseiro, o que abre novas e interessantes possibilidades para os entusiastas. Mas, é no mercado de Segunda Mão que encontramos a porta de acesso à diversão clássica.

Aqui estão cinco modelos que oferecem a experiência da tração traseira de forma mais “analógica” e, muitas vezes, a um custo inicial bastante reduzido:

Mazda MX-5 (NA/NB): Conhecido como “Miata”, é praticamente um clássico instantâneo. O seu baixo peso, distribuição de peso 50/50 e motorização a gasolina atmosférica proporcionam uma experiência de condução pura e simples, sem assistências intrusivas. É o roadster acessível por excelência.

BMW Série 3 (E30/E36): Um dos pilares da cultura automóvel europeia. Estes modelos são extremamente populares entre os amadores de drifting devido ao seu chassis equilibrado, à abundância de peças no mercado e aos motores a gasolina, que vão desde os quatro cilindros até aos fiáveis seis cilindros em linha.

Porsche 924: Para quem deseja entrar no mundo da marca alemã sem um investimento avultado, o 924 é uma opção viável. Embora não seja o Porsche mais potente, a sua motorização dianteira e tração traseira oferecem uma dinâmica única e envolvente.

Mercedes 190 E (W201): Conhecido como “Baby Benz”, este modelo foi concebido para ser um tanque de guerra com um enorme potencial latente. A sua construção é lendária pela robustez e qualidade dos materiais, sendo um dos Mercedes mais resistentes já fabricados. Embora não tenha sido desenhado para ser um carro de drifting, o seu chassis bem afinado e a fiabilidade dos seus motores de quatro cilindros a gasolina (como o 2.0L e o mais desportivo 2.3L ou 2.5L da versão 190 E 2.5-16 Evolution) tornam-no uma base excelente para projetos de tuning. Oferece uma condução segura e estável, com um toque de sofisticação mecânica que poucos concorrentes diretos conseguem igualar.

BMW Z3 Roadster (E36/7): O seu design, com capô longo e habitáculo recuado, é inconfundível e envelheceu muito bem. Oferece a experiência clássica de um descapotável de tração traseira, com uma condução precisa e divertida. Embora as motorizações de entrada não sejam excecionalmente potentes (entre 115 e 150 cv), a sua dinâmica pura é o seu principal trunfo. É possível encontrar unidades bem conservadas num intervalo de preço entre 12.000 e 16.000 euros, representando um pedaço de história automóvel e diversão ao volante a um custo relativamente contido.

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